O Grupo Puebla expressa sua consternação pelos graves eventos de violência que ocorreram em várias cidades dos Estados Unidos e condena veementemente as práticas racistas e o uso desproporcional da força pelas autoridades norte-americanas. É particularmente preocupante o anúncio do presidente Donald Trump a respeito do destacamento imediato das Forças Armadas para controlar e “dominar” a situação.
Esses tipos de ações lembram os tempos sombrios das ditaduras e das autocracias em nosso hemisfério, atentam contra os valores da comunidade internacional e se afastam do caminho para encontrar uma solução duradoura e permanente para o racismo estrutural, que infelizmente ainda permeia certos setores da sociedade norte-americana, como demonstram os eventos recentes. Portanto, rejeitamos veementemente a persistência de práticas racistas. Além disso, condenamos o uso institucionalizado e excessivo da força contra a sociedade civil, pois esse é o primeiro passo na perpetração de abusos que enfraquecem a democracia e a credibilidade das instituições públicas responsáveis por garantir a segurança da população.
Fazemos um apelo urgente aos setores verdadeiramente democráticos, que se opõem à repressão e que trabalham a favor da justiça e contra o racismo, para evitar a repressão policial, que, ao invés de resolver demandas legítimas de apoio, proteção e garantias de acesso a justiça e igualdade, danificam o tecido social e geram mais conflitos. O povo dos Estados Unidos deve poder expressar sua vontade e exercer seus direitos de maneira pacífica e consistente, com todas as garantias correspondentes.
Fuente: Carta Maior